Numa altura em que se inicia mais uma época alta de turismo no Algarve, assistimos ao triste espectáculo das estações do ramal de lagos votadas ao abandono, sujas e grafitadas. Passar por elas é uma autêntica dor de alma.
E para quem viaja neste ramal o mesmo se passa dentro dos comboios: sem climatização e com automotoras sujas tanto exterior como interiormente. Há dois anos prometeram-se melhoramentos nos comboios, mas até agora nada foi feito. Como é que se pode esperar que haja um incremento nas viagens se duas cidades deste ramal continuam a ter de fazer transbordo em tunes, sem ter um comboio directo, à semelhança do que acontecia há anos atrás? Até o ramal de derivação de tunes para o barlavento foi sacrificado a favor de um viaduto...rodoviário!
Até quando tudo isto, num ramal que ainda persiste em ter uma boa aceitação tanto pelos nacionais como pelos estrangeiros que nos visitam?
by Carlos Barreto - http://www.comboios.org/forum/
_________________________________
Mais um triste exemplo de serviço público garantido através de má qualidade.
As linhas e ramais de interior e que não pertençam à chamada rede estratégica nacional estão assim, com instalações a cargo da REFER ao abandono, principalmente muitas que deixaram de ter funcionários para vender os bilhetes e desde que o movimento ferroviário deixou de justificar a presença de pelo menos um ferroviário em cada estação para fazer as agulhas, garantir os cruzamentos etc, e com material circulante do mais antigo que há na União Europeia.
Sei que planos mais ou menos vagos há muitos, mas decisões nada.
Sei que os comboios que foram para a Argentina eram velhos, mas os que por cá permanecem pouco mais novos são.
Sei que a Linha do Algarve entre Lagos e VRSA deveria ser electrificada e que pelo menos entre Tunes e Faro talvez se justificasse a duplicação da via para absorver os comboios que fazem Faro/Lisboa.
E sei que as UTE's 2000 vendidas ao país das Pampas, bem modernizadas e eventualmente remotorizadas poderiam servir muito bem para o Algarve.
Mas infelizmente todos sabemos que a ferrovia não está no topo das agendas políticas dos governos desde Ferreira do Amaral que condenou o comboio em Portugal em detrimento da rodovia, se exceptuarmos agora esse "desígnio" que se chama TGV.
1 comment:
meu caro colega, eu adoro comboios e trabalho neles, só queria te dizer que essa foto é de lousado
Post a Comment