Friday, March 16, 2007

Ramal de Lagos ao abandono?













Numa altura em que se inicia mais uma época alta de turismo no Algarve, assistimos ao triste espectáculo das estações do ramal de lagos votadas ao abandono, sujas e grafitadas. Passar por elas é uma autêntica dor de alma.

E para quem viaja neste ramal o mesmo se passa dentro dos comboios: sem climatização e com automotoras sujas tanto exterior como interiormente. Há dois anos prometeram-se melhoramentos nos comboios, mas até agora nada foi feito. Como é que se pode esperar que haja um incremento nas viagens se duas cidades deste ramal continuam a ter de fazer transbordo em tunes, sem ter um comboio directo, à semelhança do que acontecia há anos atrás? Até o ramal de derivação de tunes para o barlavento foi sacrificado a favor de um viaduto...rodoviário!

Até quando tudo isto, num ramal que ainda persiste em ter uma boa aceitação tanto pelos nacionais como pelos estrangeiros que nos visitam?


by Carlos Barreto - http://www.comboios.org/forum/
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Mais um triste exemplo de serviço público garantido através de má qualidade.

As linhas e ramais de interior e que não pertençam à chamada rede estratégica nacional estão assim, com instalações a cargo da REFER ao abandono, principalmente muitas que deixaram de ter funcionários para vender os bilhetes e desde que o movimento ferroviário deixou de justificar a presença de pelo menos um ferroviário em cada estação para fazer as agulhas, garantir os cruzamentos etc, e com material circulante do mais antigo que há na União Europeia.

Sei que planos mais ou menos vagos há muitos, mas decisões nada.

Sei que os comboios que foram para a Argentina eram velhos, mas os que por cá permanecem pouco mais novos são.

Sei que a Linha do Algarve entre Lagos e VRSA deveria ser electrificada e que pelo menos entre Tunes e Faro talvez se justificasse a duplicação da via para absorver os comboios que fazem Faro/Lisboa.

E sei que as UTE's 2000 vendidas ao país das Pampas, bem modernizadas e eventualmente remotorizadas poderiam servir muito bem para o Algarve.

Mas infelizmente todos sabemos que a ferrovia não está no topo das agendas políticas dos governos desde Ferreira do Amaral que condenou o comboio em Portugal em detrimento da rodovia, se exceptuarmos agora esse "desígnio" que se chama TGV.

1 comment:

António M. Feijó said...

meu caro colega, eu adoro comboios e trabalho neles, só queria te dizer que essa foto é de lousado