Tuesday, March 20, 2007

METRO ATÉ AO ACTUAL AEROPORTO DE LISBOA?

Esta notícia tem cerca de 2 meses:

Extensão do metro ao Aeroporto vai arrancar

As obras de prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa até ao aeroporto da Portela foram adjudicadas ontem e arrancam até sexta-feira, data que, segundo a empresa, garante a atribuição de um financiamento comunitário de 165 milhões de euros ao projecto.

A execução dos toscos entre a estação Oriente e a estação Aeroporto foi adjudicada ontem ao consórcio formado pelas empresas MSF, OPCA, Edifer, Sopol e Alves Ribeiro, com um prazo de execução de 32 meses.


Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa garante que a consignação da obra "será efectuada até dia 2 de Fevereiro", prevendo-se que a inauguração do novo troço da Linha Vermelha ocorra em 2010.

A adjudicação da obra e o arranque dos trabalhos até sexta-feira garante, de acordo com a empresa, que a União Europeia financiará o projecto com 165 milhões de euros, verba que esteve em risco de não ser atribuída devido ao atraso do projecto em relação ao cronograma que foi aprovado por Bruxelas.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa sublinha que "a presente deliberação só agora pode ser tomada, uma vez que apenas na passada sexta-feira, dia 26 de Janeiro, foi indeferida, por decisão judicial, a providência cautelar que suspendeu a tramitação do presente procedimento concursal".

Em causa estava uma providência cautelar interposta pelo segundo classificado no concurso público para a execução dos toscos entre o Oriente e o aeroporto, o consórcio liderado pela Zagope, contestando a classificação técnica do consórcio classificado em primeiro lugar.
Ainda em 2006, o Metropolitano de Lisboa invocou o reconhecimento do interesse público para travar esta acção judicial, alegando que os fundos comunitários assegurados para a obra seriam perdidos caso esta não arrancasse até ao início de Fevereiro de 2007.


Em causa estava uma verba correspondente a cerca de 85 por cento do investimento total no prolongamento da Linha Vermelha até ao aeroporto da Portela. As obras que se iniciam até ao final da semana foram adjudicadas por 107,461 milhões de euros, estando previsto que ainda em 2007 o Metropolitano de Lisboa lance um segundo concurso público para os acabamentos das três novas estações - Moscavide, Encarnação e Aeroporto -, no valor de cerca de 80 milhões de euros.
Inês Boaventura /
http://jornal.publico.clix.pt/noticias

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A nossa questão é:

Fará sentido investir no prologamento de uma linha de Metro desde o Oriente até à Portela, numa altura em que politicamente já está decidido que haverá um novo aeroporto mais longe de Lisboa, muito provavelmente na Ota?

Numa linha (a linha vermelha) que já tem as obras em curso para o seu prolongamento desde a Alameda até S. Sebastião?

Investir numa linha que dentro de 10 anos não levará a lugar enhum, ou será já a espectativa de ter no espaço do actual aeroporto da Portela um a área ampla para imobiliário, estilo grande bairro urbano e/ou de escritórios, que ajude o Estado a compensar os gastos e despesas com a construção do novo aeroporto?

Será que na actual Portela vamos ter uma nova "Expo", que de espaço agradável, se transfomou nos últimos anos numa das mais densas áreas urbanas da cidade?

O que motivará uma empresa pública a extender uma linha de metro substerrânea para um terminal aeroportuário que dentro de 10 anos será desacvtivado?

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